Silvio José Moura e Silva

Disciplina:

Contabilidade Geral.

Princípios de Contabilidade e Normas Brasileiras de Contabilidade.


Área de Atuação Profissional:

Projetos de melhoria dos controles internos, com foco nas áreas de Finanças, Custos e Controladoria.


Mini Currículo:

Graduado em Engenharia Mecânica, Administração de Empresas e Ciências Contábeis, com MBA-Controller e MBA-Gestão Financeira e Risco (FIPECAFI/USP), Pós-Graduado em Administração Hospitalar e Sistemas de Saúde (FGV/SP), Globalização e Cultura (FESPSP), Psicologia Social das Organizações (Sedes Sapientiae). Cursou o Mestrado em Ciências Contábeis e Atuariais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem experiência de 20 anos nas áreas administrativa e financeira de organizações na área da saúde. Atualmente é sócio da O2 Prime que atua com projetos de melhoria dos controles internos, gestão interina e recuperação de negócios. É Conselheiro do Conselho Regional de Administração (Gestão 2014-2018). .


Visão do Docente:

O Registro profissional de uma profissão regulamentada é importante para todo contabilista, pois dá amparo para a sua atuação profissional, seja como colaborador de uma empresa ou como empreendedor ou autônomo. Além disso, devo realçar o sentimento de pertencer a uma categoria profissional respeitada e necessária para as organizações.

Fiz o curso de bacharel em Ciências Contábeis após alguns anos de experiência profissional e após outro curso de nível superior. A minha busca no curso de Ciências Contábeis teve por objetivo conhecer mais sobre legislação, sobretudo as atualizações das normas contábeis e também aprimorar o conhecimento voltado para a Contabilidade Gerencial e Controladoria que são áreas importantes para as organizações, complementando a atuação profissional além da Contabilidade Fiscal. Enfim, o registro no CRC possibilitou uma maior segurança na minha atuação profissional.


Sobre a disciplina:

Nas últimas décadas observa-se uma preocupação das organizações com a melhoria dos seus controles e dos seus processos organizacionais, visando obter mais competitividade e controlar e/ou reduzir seus custos, dentre outras ações. Assim, a atuação de um profissional da área de Ciências Contábeis que conheça a legislação, mas que também tenha capacidade de fornecer relatórios com informações relevantes para a tomada de decisão dos administradores.

Unidade

Central de Atendimento