Fabiano Freitas Siqueira de Oliveira

Disciplina:

Perícia Contábil e Legislação e Ética Profissional.


Área de Atuação Profissional:

Tributária/Fiscal e Perícia Contábil.


Mini Currículo:

Pós-Graduado em Pericia Contábil pela FECAP - SP (2014); Pós-graduado em Direito Tributário pelo Instituto Brasileiro de Direito Tributário - IBDT/SP (2011) e Graduado em Ciências Contábeis pela PUC-SP (2009). Atualmente atua como Sócio – Diretor da PPO BRASIL e Docente na disciplina de Perícia Contábil e Legislação e Ética Profissional na escola ECONTINUADA. Atuou na área de Compliance tributária e Jurídico Tributário Corporativo de empresas de grande porte, sendo uma de suas passagens pela Ultrapar S/A.


Visão do Docente:

Possuir registro no CRC significa estar qualificado e apto para exercer os trabalhos e atividades inerentes à profissão de contador. O profissional sem registro não pode desenvolver atividades que envolvam trabalhos de Contabilidade e os acessórios oriundos dela. Se o profissional contábil for identificado pela fiscalização do CRC atuando sem registro, sofrerá as penalizações exigidas por lei. Não há motivo que justifique um profissional estudar para se formar e depois não ir buscar o seu registro, e assim, desempenhar a profissão de forma regulamentada e conquistar cargos elevados.

Ao longo de minha carreira, trabalhei em organizações de grande porte e tive grande vivência nas áreas de Compliance tributária e Jurídico Tributário Corporativo. Ao perceber que a área contábil tem um potencial diversificado de atuação, decidi investir e, ao obter o registro como contador no CRCSP, as oportunidades começaram acontecer naturalmente. Uma das áreas que iniciei a carreira por estar habilitado no CRCSP, foi na área de perícia contábil. Percebo que, diariamente venho evoluindo em aprendizado e realização profissional.


Sobre a disciplina:

A Perícia Contábil vem atraindo cada vez mais a atenção dos profissionais de contabilidade. Esta função necessita constantemente de aprimoramento, devido às definições da Norma Brasileira de Contabilidade, pois é o conjunto de procedimentos técnico-científicos destinados a levar à instância decisória elementos de prova necessários a subsidiar a justa solução do litígio ou constatação de fato, mediante laudo pericial contábil e/ou parecer técnico-contábil, em conformidade com as normas jurídicas e profissionais e com a legislação específica no que for pertinente.

Existem muitas oportunidades e inicia-se uma nova geração de profissionalização desta área, refletindo no mercado de trabalho e abrindo novas oportunidades de empregos, em decorrência do grande volume gerado no judiciário brasileiro.

Unidade

Central de Atendimento